Review: 1/72 F4F-4 Wildcat – ARMA HOBBY #70047
O F4F-4 Wildcat,
O Grumman Wildcat era a aeronave mais importante da Marinha Norte Americana (US Navy) quando a o país entrou na Segunda Guerra logo após o ataque a Pearl Harbour e permaneceu em produção por praticamente todo o conflito. O Wildcat nasceu a partir do XF4F que era biplano que teve seu projeto revisado para monoplano tornando-se o XF4F-2 e voando pela primeira vez em Setembro de 1937. O modelo seguinte foi o XF4F-3 que abriu caminho para as versões futuras do Wildcat. O modelo tinha um motor de 1200hp era equipado com 6 metralhadoras .50 e podia levar até 91 kgs de bombas. Sua velocidade máxima era de 512km/h e tinha alcance de 2000km. Cerca de 7 mil unidades foram construídas e algumas permanecem em voo até hoje mantidas por alguns museus e entusiastas da aviação.
Importante notar que este kit da Arma Hobby trás a versão destinada à Royal Navy, designada Marlet, que possuía um motor diferente da versão norte americana.
O Wildcat da Arma Hobby,
Preciso confessar que toda vez que abro a caixa de um novo kit da Arma Hobby a surpresa é sempre muito agradável. Desde o seu primeiro lançamento venho acompanhando o lançamento dos kits da empresa e a cada novo lançamento a qualidade dos kits só aumenta.
Com o F4F-4 Wildcat não poderia ser diferente o kit é simplesmente sensacional. Injeção impecável sem falhas ou marcas e ouso dizer que o detalhamento é superior a todos os Wildcats na mesma escala.
O kit é divido em apenas três sprues, dois com as peças e um com as transparências e além das peças o kit ainda inclui uma folha de photoetched e máscara para as transparências (apenas na versão expert SET). No total são 82 peças nada mal para um kit na escala 1/72 hein?
O sprue A contém detalhes do interior que é completo com manche, painel de instrumentos, pedais, consoles laterais e tudo o mais, pequenos detalhes para o interior são fornecidos na folha de PE também estão nesse sprue detalhes para o trem de pouso, rodas e tanques subalares. As rodas são diferentes pois este mesmo sprue permite construir a versão FM-2 (que farei o review em breve) portanto algumas peças não serão usadas nessa versão.
Os instrumentos são fornecidos pela junção do photoetched com a folha de decalques e uma coisa curiosa é que o manual do kit instrui para colar o decalque que representa o cinto de segurança no photoetched achei a solução bem interessante e é a primeira vez que a vejo estou bastante ansioso para ver o resultado.
O sprue B trás a fuselagem, asa e motor e os detalhes são super finos em baixo relevo e em alguns locais representam até mesmo os rebites, achei interessante o acabamento fosco da injeção pois facilita a aderência da tinta. O trem de pouso e o motor são as partes que achei mais detalhadas do modelo porque estão totalmente completas incluindo até o mecanismo de retração das pernas do trem de pouco.Um convite para se fazer alguns painéis abertos exibindo estas partes 😉 Outro ponto interessante é que tanto o profundor quanto o leme estão separados então é possível montá-los em qualquer posição.
O motor inclui a parede de fogo completa e a folha de photoetched complementa até mesmo os cabos das velas, detalhe não visto em alguns kits até em escala maiores. E falando em motor o kit permite a construção de duas opções de motorização uma para os aeronaves Americanas e outra para as Inglesas (batizado de Marlet), os decalque permitem a construção de um Marlet. Até mesmo os radiadores do óleo do motor estão presentes!
Quanto às transparências o canopy já vem separado (algo que faltava nos kits da Arma) permitindo ver o interior. A transparência das peças é excelente e não vejo necessidade de se aplicar nenhum produto para ampliar o seu brilho.
O manual do Wildcat da Arma Hobby é impresso em papel couché e tamanho A5 tem 16 páginas coloridas com instruções muito claras incluindo até mesmo diagramas e ilustrações em 3D para facilitar o entendimento.
A folha de decalques é muito bem impressa e foi produzida pela também polonesa Techmod.Os instrumentos tem ótimos detalhes assim como os stencils, a qualidade é muito boa de impressão. A folha permite a construção de 10 aeronaves diferentes sendo elas:
Grumman F4F-4 Wildcat, white 84, squadron VMF-121, Cpt. Joe Foss (26 aerial victories), Guadalcanal, October / November 1942.
- Grumman F4F-4 Wildcat, black 8-26, squadron VGF-27, ex-Operation Torch aeroplane, Guadalcanal, April 8, 1943.
- Grumman F4F-4 Wildcat, black 6-F-8, squadron VF-6, USS Enterprise, April 10, 1942, a week before Doolitttle Raid on Tokyo.
- Grumman F4F-4 Wildcat, 5093 / white 23, squadron VF-3, USS Yorktown, Lt.Cdr. John S. Thach (3 aerial victories in first mission), Battle of Midway, morning June 4, 1942.
- Grumman F4F-4 Wildcat, 3512/29-GF-10, squadron VGF-29, USS Santee, crash landed by Ens Joseph M. Gallano during Operation Torch, French Marocco, November 8, 1942.
- Grumman Martlet II, AJ148 / Ø-7A, 888 FAA Squadron from carrier HMS Formidable, Oran, Algeria, December 14, 1942.
- Grumman F4F-4 Wildcat, black 53, squadron VMF-121, Cpt. Joe Foss, Guadalcanal, October/November 1942 and January 1943. The first Foss’s aeroplane, who flew it to Guadalcanal with black 13 number. The number was changed to 53 to avoid confusion with Cpt. Marion Carl’s aeroplane.
- Grumman F4F-4 Wildcat, white 50, squadron VMF-121, Cpt. Joe Foss, Guadalcanal, October/November 1942.
- Grumman F4F-4 Wildcat, 5171/ white 1, squadron VF-3, USS Yorktown. Aeroplane flown by Lt.Cdr. John S. Thach when he shot down Cpt. Tomonaga from IJN Hiryu, Battle of Midway, afternoon June 4, 1942.
- Grumman F4F-4 Wildcat, 03511/29-GF-1, squadron VGF-29, USS Santee, Lt. Cmdr. John T. Blackbourn, Operation Torch; November 8, 1942.
Quanto a indicação de cores e tintas o manual informa os padrões de cores em FS (Federal Standard) e aponta os códigos para as marcas Hataka, AK (Real Colors), Lifecolor, AMMO, Humbrol, Vallejo e Tamiya.
Aftermarkets,
Diversos fabricantes já lançaram aftermarkets para este kit, que no meu ponto de vista dispensa esse tipo de acessório, mas se você quiser incrementar um pouco mais o seu kit o aftermarket que recomendo é o painel de instrumentos da Yahu
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado diretamente no site da Arma Hobby, custa 19,13 Euros (cerca de 96 Reais na cotação de Agosto/2022). Da Polônia até em casa meu exemplar demorou cerca de 30 dias para chegar. Para comprar clique aqui. A Arma Hobby tem vários distribuidores ao redor do mundo, para encontrar um próximo de você clique aqui. Aliás se você for lojista, a Arma Hobby está em busca de distribuidores na América do Sul 😉
Meus mais sinceros agradecimentos a Arma Hobby por gentilmente ter enviado este kit para review!